Atenta à realidade da sociedade atual, nomeadamente à exclusão social do idoso, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, vem, por este meio, informar que procedeu à criação do Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (G.A.P.I.).
O que é o Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa?
O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (G.A.P.I.) é um projeto que visa identificar e caracterizar as necessidades sociais da população idosa da Freguesia de Vilar de Mouros, elaborando uma estratégia de intervenção articulada, minimizadora dos fatores de exclusão e potenciadora da integração social do idoso.
A quem se destina o G.A.P.I?
O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa tem cariz gratuito e destina-se a apoiar todos os cidadãos residentes na Freguesia de Vilar de Mouros com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de isolamento ou vulnerabilidade social, no que diz respeito às suas necessidades sociais e de integração.
Quais são os objetivos do G.A.P.I.?
Os principais objetivos passam pela identificação de idosos em situações de vulnerabilidade social, pela caracterização das condições de vida dos mesmos e pela resposta às necessidades identificadas.
As respostas visam o combate à solidão e isolamento, o acompanhamento no acesso aos direitos de cidadania e consequente melhoria da qualidade de vida da população idosa.
Que serviços são prestados pelo G.A.P.I.?
Atendimento personalizado ao idoso na sede da Junta de Freguesia e/ou através de deslocações periódicas ao domicílio do mesmo;
Prestação de informações de interesse do idoso (sobre os direitos e benefícios na área da Segurança Social, da Saúde, da Ação Social, da Autoridade Tributária, de equipamentos e serviços, de lazer, entre outros);
Auxílio nas questões burocráticas (preenchimento de requerimentos, formulários ou outros documentos);
Mediação com outras entidades;
Encaminhamento para outras entidades e serviços, consoante a necessidade apresentada;
Prestação de outro tipo de apoio, dentro das devidas competências, e de acordo com as necessidades/assuntos apresentados.
Quem se encontra afeto ao serviços prestados pelo G.A.P.I.?
Encontram-se afetos a este projeto os elementos da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, bem como técnicos de serviço social e grupo de voluntários que se disponham a colaborar.
Contudo, serão convidadas a intervir todas as entidades públicas ou particulares, consideradas necessárias à resolução de cada situação.
“As pessoas idosas têm direito à segurança económica, condições condignas, convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social.”
Constituição da República Portuguesa – Artigo 72.º
© 2024 Junta de Freguesia de Vilar de Mouros. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional