PR1 - Trilho das Margens do Coura
Percurso
O trilho pedestre linear que começa no Largo das Jacas, no Lugar de Marinhas, é uma rota deslumbrante que segue as margens do rio Coura, proporcionando uma experiência harmoniosa e imersiva na beleza e tranquilidade da região.
O rio Coura é o elemento principal deste trilho, que acompanha os caminheiros ao longo de todo o percurso. O som aprazível das águas cristalinas que correm incessantemente e as vistas envolventes, criam um ambiente perfeito de bem-estar físico e mental.
O final do percurso, na ponte medieval de Vilar de Mouros, é um marco de beleza arquitetónica e histórica. Esta ponte, que atravessa o rio Coura, oferece um cenário idílico e um excelente ponto para repousar e apreciar a bela Freguesia de Vilar de Mouros.
Vislumbra-se a presença do Pato-real, Pilrito-comum, Maçarico, Garça-vermelha, Águia pesqueira, Borrelho, Estorno, Lagartixa-de-bocage, Lontra, Rouxinol-pequeno-dos-caniços, Felosa-poliglota, Pardal-montês, Chapim-rabilongo, etc.
Flora
Carvalho, Castanheiro, Pinheiro bravo, Sobreiro, Eucalipto, Plátano, Tojo, Urze, Giesta, Mimosa, Salgueiro, Azevinho, Medronheiro, etc
Noções gerais de segurança e risco
As atividades de pedestrianismo decorrem em espaços públicos abertos, maioritariamente de cariz natural, com pavimento irregular e estão ao alcance de todos e ao ritmo de cada um.
Só deve percorrer este percurso se estiver em bom estado de saúde, física e psicológica, em boa forma física e reunir os conhecimentos técnicos básicos necessários ao pedestrianismo.
Apenas deve percorrer este percurso quem pratica um comportamento preventivo, para evitar riscos, sem se expor a si, ou terceiros, a perigos desnecessários.
A sua participação envolve assumir o risco associado ao pedestrianismo e actividades de natureza, pelo qual é sempre aconselhável contratar um seguro de acidentes pessoais que incluam actividade pedestrianista.
IMPORTANTE: Em dias de calor extremo é desaconselhável qualquer atividade de pedestrianismo.