Junta de Freguesia de Vilar de Mouros Junta de Freguesia de Vilar de Mouros

PR1 - Trilho das Margens do Coura

Anexo: PDF
Percurso

O trilho pedestre linear que começa no Largo das Jacas, no Lugar de Marinhas, é uma rota deslumbrante que segue as margens do rio Coura, proporcionando uma experiência harmoniosa e imersiva na beleza e tranquilidade da região.

O rio Coura é o elemento principal deste trilho, que acompanha os caminheiros ao longo de todo o percurso. O som aprazível das águas cristalinas que correm incessantemente e as vistas envolventes, criam um ambiente perfeito de bem-estar físico e mental.

O final do percurso, na ponte medieval de Vilar de Mouros, é um marco de beleza arquitetónica e histórica. Esta ponte, que atravessa o rio Coura, oferece um cenário idílico e um excelente ponto para repousar e apreciar a bela Freguesia de Vilar de Mouros.



Fauna
Vislumbra-se a presença do Pato-real, Pilrito-comum, Maçarico, Garça-vermelha, Águia pesqueira, Borrelho, Estorno, Lagartixa-de-bocage, Lontra, Rouxinol-pequeno-dos-caniços, Felosa-poliglota, Pardal-montês, Chapim-rabilongo, etc.

Flora
Carvalho, Castanheiro, Pinheiro bravo, Sobreiro, Eucalipto, Plátano, Tojo, Urze, Giesta, Mimosa, Salgueiro, Azevinho, Medronheiro, etc

Noções gerais de segurança e risco
As atividades de pedestrianismo decorrem em espaços públicos abertos, maioritariamente de cariz natural, com pavimento irregular e estão ao alcance de todos e ao ritmo de cada um.
Só deve percorrer este percurso se estiver em bom estado de saúde, física e psicológica, em boa forma física e reunir os conhecimentos técnicos básicos necessários ao pedestrianismo.
Apenas deve percorrer este percurso quem pratica um comportamento preventivo, para evitar riscos, sem se expor a si, ou terceiros, a perigos desnecessários.
A sua participação envolve assumir o risco associado ao pedestrianismo e actividades de natureza, pelo qual é sempre aconselhável contratar um seguro de acidentes pessoais que incluam actividade pedestrianista.
IMPORTANTE: Em dias de calor extremo é desaconselhável qualquer atividade de pedestrianismo.





PR1 - Trilho das Margens do Coura

 

# Trilho Descrição
Início do TrilhoO percurso tem início no Largo das Jacas
Capela de S. SebastiãoNa hagiografia católica, São Sebastião, originário de Narbone, terá vivido entre 256 e 286, é tido como o padroeiro dos soldados. Apesar disso, a popularidade que granjeou ao longo dos tempos não advém daí, mas sim por ser o santo a quem todos recorriam nos tempos em que a peste dizimava as populações. Em Vilar de Mouros a capela dedicada a este santo reporta-se à primeira metade do século XVIII, vindo por isso assinalada nas Memórias Paroquiais de 1758. De arquitetura muito simples, no interior merece destaque os altares neoclássicos, onde se expõem vários santos.
NoraEngenho para tirar água dos poços, ribeiras e rios. A mais utilizada era a nora mourisca, em que o engenho está todo a descoberto e o animal trabalha num círculo à volta da nora, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, fazendo mover duas rodas, na maior das quais estavam os alcatruzes de metal ou de barro, estes muito raros.
Ponte Medieval (Final do percurso)Implantada sobre o rio Coura, a ponte de Vilar de Mouros correlaciona-se com a rede viária medieval existente na região. Não obstante, permitia, ainda, na época invernosa a ultrapassagem do Coura aos viandantes que vinham das estradas de Caminha. Do ponto de vista arquitetónico trata-se de uma ponte medieval, construída no século XIV ou XV. Compreende plataforma em cavalete com pavimento lajeado e parapeitos em cantaria. Exibe três arcos góticos, em que o central, ladeado por dois olhais e volta perfeita sobre talhantes, é de maiores dimensões. Tem a montante um talha-mar prismático.

© 2024 Junta de Freguesia de Vilar de Mouros. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia