Junta de Freguesia de Vilar de Mouros Junta de Freguesia de Vilar de Mouros

PR2 - Trilho das Azenhas do Coura

Anexo: PDF

Percurso

O Trilho das Azenhas do Coura é um percurso circular, com ponto de partida na ponte medieval, o ícone histórico da freguesia e da região. Passa, de seguida, pelo Largo Dr. António Barge, conhecido por ser o local onde se realiza o mítico festival de Vilar de Mouros, o mais antigo festival de música de Portugal.

Durante o percurso é possível conhecer quatro azenhas, moinhos de água, exemplos da engenharia hidráulica tradicional e excelentes exemplos do nosso património rural, conectando-nos com o passado agrícola da região.

O Trilho das Azenhas do Coura combina beleza natural, património histórico e bem-estar. É ideal para quem deseja explorar a diversidade ecológica e cultural da região.

Este trilho oferece uma experiência memorável e enriquecedora, perfeita para um dia de caminhada e contemplação.


Fauna
Vislumbra-se a presença do Pato-real, Pilrito-comum, Maçarico, Garça-vermelha, Águia pesqueira, Borrelho, Estorno, Lagartixa-de-bocage, Lontra, Rouxinol-pequeno-dos-caniços, Felosa-poliglota, Pardal-montês, Chapim-rabilongo, etc.

Flora
Carvalho, Castanheiro, Pinheiro bravo, Sobreiro, Eucalipto, Plátano, Tojo, Urze, Giesta, Mimosa, Salgueiro, Azevinho, Medronheiro, etc

Noções gerais de segurança e risco
As atividades de pedestrianismo decorrem em espaços públicos abertos, maioritariamente de cariz natural, com pavimento irregular e estão ao alcance de todos e ao ritmo de cada um.
Só deve percorrer este percurso se estiver em bom estado de saúde, física e psicológica, em boa forma física e reunir os conhecimentos técnicos básicos necessários ao pedestrianismo.
Apenas deve percorrer este percurso quem pratica um comportamento preventivo, para evitar riscos, sem se expor a si, ou terceiros, a perigos desnecessários.
A sua participação envolve assumir o risco associado ao pedestrianismo e actividades de natureza, pelo qual é sempre aconselhável contratar um seguro de acidentes pessoais que incluam actividade pedestrianista.
IMPORTANTE: Em dias de calor extremo é desaconselhável qualquer atividade de pedestrianismo.

PR2 - Trilho das Azenhas do Coura

 

# Trilho Descrição
Ponte MedievalImplantada sobre o rio Coura, a ponte de Vilar de Mouros correlaciona-se com a rede viária medieval existente na região. Não obstante, permitia, ainda, na época invernosa a ultrapassagem do Coura aos viandantes que vinham das estradas de Caminha. Do ponto de vista arquitetónico trata-se de uma ponte medieval, construída no século XIV ou XV. Compreende plataforma em cavalete com pavimento lajeado e parapeitos em cantaria. Exibe três arcos góticos, em que o central, ladeado por dois olhais e volta perfeita sobre talhantes, é de maiores dimensões. Tem a montante um talha-mar prismático.
Largo Dr. António BargeJunto da margem esquerda do rio Coura, no Largo Dr. António Barge, encontra-se o aprazível parque de merendas. Trata-se de um espaço equipado com mesas, bancos e grelhadores, no qual, à sombra das inúmeras árvores, podem disfrutar de momentos de descontração e contacto com a natureza.
Azenha do Tio LuísAs Memórias Paroquiais de 1758 já referem em Vilar de Mouros a existência de azenhas e moinhos. Desses tempos até aos dias de hoje muitas se perderam, restando apenas um ou outro exemplar. É o caso específico da Azenha que se encontra no que é hoje nos dias de verão a praia fluvial. Trata-se de uma construção em alvenaria popular, que de cariz etnográfica servia como residência no primeiro andar e como azenha no rés-do-chão. Conserva junto ao açude canal de desvio de águas e quatro rodas de propulsão inferior, as quais por ação da água acionavam os aparelhos motores instalados no interior do edifício.
Azenha NovaAzenha Nova
Azenha dos RodetesA Azenha dos Rodetes é uma linda e encantadora quinta, banhada pelo rio Coura e envolvida por um ambiente natural deslumbrante
Azenha de Maria BragaEstsa azenha, situada no concelho de Vila Nova de Cerveira, junto ao rio Coura, transformada em turismo de charme proporciona um fim de semana prolongado inesquecível. O murmúrio constante da água no açude, os patinhos bravos no rio e o chilrear da passarada no meio da vegetação luxuriante fazem desta Quinta o lugar ideal para um merecido descanso.

© 2024 Junta de Freguesia de Vilar de Mouros. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia